Alimento hidropnico alternativa mais saudvel e sustentvel

29.03.2019

 

        Você já ouviu falar dos alimentos hidropônicos? Para quem busca por alternativas mais saudáveis e sustentáveis, vale conhecer essa categoria. Estes alimentos nada mais são que vegetais, legumes, frutas e verduras cultivados diretamente na água - geralmente dentro de uma estufa.

 

        Uma das principais vantagens é que eles costumam ser produzidos em um meio sustentável, com menos agrotóxicos e produtos químicos. Ou seja, estão mais livres de substâncias tóxicas ao organismo.

 

           Hidropônicos X Orgânico

 

        No entanto, é importante não confundir com os orgânicos (alimentos cultivados sem nenhum agrotóxico). A hidroponia ainda é um processo que utiliza produtos químicos para o controle de pragas e doenças - por isso, esses alimentos não se encaixam na categoria dos orgânicos.

 

        Outra vantagem que a hidroponia garante é a maior proteção dos alimentos contra agentes externos - chuvas, ventos, tempestades, secas e até mesmo insetos e pragas que costumam rodear as plantações. Os vegetais são cultivados em uma estufa fechada e climatizada, dentro de compartimentos com água (geralmente canos), em vez de ficarem plantados diretamente na terra.

 

         Vantagens

 

       Por conta desse sistema de cultivo na água, também é possível plantar uma quantidade maior de alimentos por vez. Os canos onde os vegetais são plantados podem ficar em diferentes pontos e alturas, o que permite usar uma maior área de cultivo.

 

       Outra vantagem dos alimentos hidropônicos é que eles crescem mais rápido, o que também aumenta a produção. No entanto, para que eles tenham os nutrientes necessários, o processo de plantação deve ser feito de forma correta - precisam receber sais minerais e nutrientes dissolvidos na água.

 

        Além disso, a hidroponia também permite o plantio de frutas e legumes fora de época, tendo em mente que eles são cultivados em um ambiente climatizado.

 

 

Fonte: Anderson Firmino/Terra

 

© 2010 - 2019 Direitos Reservados | Desenvolvido por: VRCLIC